Piscina Social
Wi-Fi gratuito
Controle de temperatura
Acessibilidade
Praias Norte Florianópolis
Garagem Rotativa

Blog

Vai fazer sua primeira viagem de avião? O que você precisa saber

6 de abril de 2020

A sua primeira viagem de avião está marcada, mas você ainda não sabe como proceder? Tudo bem! Para quem nunca sentiu o friozinho na barriga da decolagem, viajar de avião pela primeira vez é mesmo uma novidade.

Por isso, preparamos essas dicas, em formato de pergunta e resposta, para que você se familiarize com os termos próprios da aviação, conheça as normas e solucione suas principais dúvidas.

Temos certeza que após sua primeira viagem de avião, seja nacional ou internacional, você vai perceber como todo o procedimento é bastante tranquilo – e vai querer voar muitas outras vezes!

1 – Onde comprar passagens aéreas baratas?

Você pode comprar passagens aéreas baratas para a sua primeira viagem de avião em agências especializadas, diretamente com a companhia aérea (através do site ou no balcão do aeroporto) ou em sites de buscadores.

2 – Qual a diferença entre escala e conexão?

Nos casos em que o voo não é direto (origem e destino em um único voo), diz-se que o voo é com escala ou com conexão. Muita gente que vai viajar de avião pela primeira vez acredita que as palavras são sinônimas ou então faz confusão com os significados.  Mas há diferença!

Escala é o voo em que não é preciso sair do avião: demais passageiros sobem e descem em uma ou mais cidades no caminho, mas você permanece no mesmo assento até chegar ao seu destino final. Conexão é o voo em que é preciso descer de um avião, aguardar na sala de embarque e subir em outro avião.

3 – Qual a diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada?

Bagagem de mão é aquela que o passageiro leva consigo durante o voo – debaixo do assento à frente ou nos compartimentos acima das poltronas. Bagagem despachada é aquela que viaja no porão do avião, sendo encaminhada no check-in e retirada no destino final.

As companhias aéreas têm regras próprias para o que pode e o que não pode embarcar em um avião, tanto como bagagem de mão quanto como bagagem despachada. Convém verificar essas informações antes de fazer as malas; alguns itens aparentemente inofensivos podem constar como proibidos.

4 – Posso cancelar uma viagem de avião?

Segundo essa mesma resolução da ANAC, passageiros têm direito ao cancelamento da viagem de avião, desde que sigam algumas regras. É possível cancelar gratuitamente a passagem até 24 horas depois da compra, para voos que a serem realizados depois de no mínimo 7 dias (também após a compra). O cancelamento em qualquer outra circunstância normalmente gerará multa; o valor dependerá do tipo de tarifa.

5 – Quanto tempo antes do voo devo chegar ao aeroporto?

Em caso de voo nacionais o recomendado é chegar com no mínimo 1h de antecedência. Já em voo internacional, espera-se que o passageiro esteja no aeroporto pelo menos 2h antes. Se você não estiver familiarizado com o caminho até o aeroporto, avalie previamente como chegar (ônibus, metrô, táxi ou carro), os custos e principalmente o tempo de deslocamento até chegar ao terminal

6 – Quais são os documentos necessários para viajar de avião?

Em voos nacionais, o mais comum é embarcar com a carteira de identidade (RG). No entanto, outros documentos com foto, como carteira de motorista e carteira de trabalho, também são aceitos.

 

Em voos internacionais, o passaporte é item (quase) obrigatório. Graças aos acordos entre os membros do Mercosul, como brasileiro, você pode viajar para alguns países apenas com o RG.

7 – Como se distrair durante o voo?

Mesmo na sua primeira viagem de avião, é bom já saber como se distrair. Em voos nacionais, algumas companhias aéreas oferecem entretenimento de bordo – pequenas TVs acopladas no assento à frente ou programas disponíveis num app específico.

Já em voos internacionais, essas mesmas TVs são itens quase obrigatórios e a variedade da programação é muito maior. Sabe que medidas nunca caem de moda? Livros, revistas, fones de ouvido e celular com bateria carregada.

8 – Como lidar com o desconforto nos ouvidos?

Ao longo do voo, especialmente durante a decolagem e o pouso, você provavelmente vai sentir um desconforto nos ouvidos, algo que ocorre em função da rápida mudança de altitude. Existem alguns truques para aliviar essa sensação: mastigar ou beber algo nesses momentos críticos ou, então, tampar o nariz forçando a ventilação.

Fonte: https://www.skyscanner.com.br/noticias/dicas/dicas-para-sua-primeira-viagem-de-aviao

 

,,